(11) 3326-3140 | 3228-3377

vendas@teciam.com.br

  • Spanish
  • English

Telas de Proteção Para NR12

Telas Metálicas Para NR 12

APLICAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA NÚMERO 12 OU NR 12 PARA USO DE TELA METÁLICA

Esta norma regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção – processos que são criteriosamente empregues na produção da tela de proteção para NR 12 da TECIAM. O objetivo da norma é garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores ao estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.


RESPONSABILIDADES

Segundo a NR 12 – item 12.3 – o empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.


TELA METÁLICA: O QUE É A DISTÂNCIA DE SEGURANÇA?

É a distância que protege as pessoas do alcance das zonas de perigo, sob condições específicas para diferentes situações de acesso. Daí a importância de se estabelecer normas específicas no que diz respeito às telas de proteção para NR12.


TABELA DE DISTÂNCIA DE SEGURANÇA PARA MEMBROS SUPERIORES NO USO DE TELA METÁLICA

Com o intuito de facilitar a indicação das grades de acordo com as distâncias seguras, foi desenvolvida a tabela ao lado. Consultá-la torna possível relacionar o quanto a sua tela aramada sob medida, por exemplo, poderá ter de abertura para otimizar o custo-benefício do seu projeto ou compra de tela de proteção para NR 12.


MATERIAIS APLICADOS NOS PROJETOS DE TELAS

A Teciam recomenda a utilização de telas inox ou telas soldadas inox em indústrias alimentícias. O aço inox é utilizado em áreas sensíveis em termos de higiene e proliferação de bactérias.

As telas soldadas de aço inoxidável são responsáveis pelo fechamento das máquinas na indústria alimentícia e são utilizadas para proteger os operadores que estão nas imediações ou impedir acessos não permitidos em máquinas ou equipamentos.

Para as demais indústrias, o melhor custo-benefício são telas de proteção galvanizadas ou com pintura. A Teciam também fabrica telas sem galvanização para facilitar a aplicação de revestimentos ou pintura.